SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SIMÕES-PI OPORTUNIZA PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES, DIRETORES E TÉCNICOS DA SECRETARIA NO XVI FÓRUM ORDINÁRIO DA UNDIME PIAUÍ NA CAPITAL DO ESTADO

Data de Publicação: 25/05/2023

Nestes dias 22 e 23 de maio de 2023 a Rede de Ensino de Simões Piauí fica mais fortalecida com mais uma formação de pessoal.

A Secretária Municipal de Educação, Iris Elaine Dantas, conduziu parte do grupo que faz a gestão das escolas, e técnicos da secretaria para dois dias de muita aprendizagem e renovação de ideias.

O grupo foi agraciado com uma rica programação com o tema: Construindo a Gestão para a Educação Municipal que garanta equidade, qualidade e formação cidadã.

O tema foi desenvolvido a partir de apresentações culturais, palestras, rodas de perguntas, visitas a estandes temáticos, homenagens a autores piauienses, ex dirigentes municipais e participantes da UNDIME.

O evento contou ainda com a participação de presidentes das seccionais da UNDIME de quase todos os estados do nordeste, Izolda Cela - Secretária-executiva do MEC, representantes da SEDUC-PI, além da participação de prefeitos dos municípios piauienses.

Os participantes do XVI FÓRUM ORDINÁRIO DA UNDIME  se deleitaram com belas e fundamentadas falas sobre: Financiamento da Educação Pública e Novo Fundeb e o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais na Gestão da Rede Municipal, Reflexão sobre  conceitos, significado e finalidade da avaliação, Politica Pedagógica da Gestão Escolar com foco na aprendizagem com equidade, Planos de       Ações Articuladas, a avaliação e a garantia da Aprendizagem na Idade Certa-SAEB em pauta, reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência, cultura de paz e violência nas escolas e o censo escolar, os desafios do anos finais do Ensino Fundamental, posturas e atitudes do professor em sala de aula( palestra sapateiro faz sapato, professor faz gente).

Todos as discussões dos dias visam abrir novos horizontes para se desenvolver educação com qualidade no município.

Segundo a professora Erineide Lima, diretora da Escola Centro de Educação Municipal e Formadora do PPAIC: “foram dias de ampliação de reportório e abrir de mentes para novas ideias e entendimentos, que só trazem crescimento para a educação da rede municipal, pois não se faz educação sem mentes preparadas, e a educação em serviço é um dos pilares para uma educação de sucesso. Ver o brilho nos olhos dos coordenadores Pedagógicos e as falas cheias de esperança e ideias para compartilhar com seus professores, traz a certeza de que a Secretaria Municipal de Educação-SEMED está do lado certo da história. ESTAMOS NO CAMINHO, SEMENTES ESTÃO SENDO SEMEADAS, E A TENDÊNCIA É COLHER BONS FRUTOS”

A coordenadora Pedagógica, Graciliana Mary, afirmou que "o fórum foi riquíssimo os temas abordados em cada palestra foram pertinentes a realidade que vivemos em nossa escola e  trouxe aos participantes  uma valiosa contribuição, um primeiro passo, na busca da qualidade e da equidade na educação das nossas crianças". E por fim  agradeceu a secretária Iris Elayne por  proporcionar esse momento de muito aprendizado.

Os  demais participantes  da equipe manifestaram gratidão à SEMED em suas redes sociais e já começam compartilhar o que aprenderam nestes dois dias.

IRIS ELAINE – SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SIMÕES-PI

Eu enquanto secretária, sinto-me feliz e gratificada, em poder proporcionar aos profissionais da educação de Simões, participar de formações fora do nosso município. É um investimento para a educação e todos que participam tem a função de ser

Multiplicadores de informações aos demais das escolas.

Foram dois dias de intensas trocas de experiências e aprendizados!

Tenho a certeza q nosso município ao teve a ganhar.