Notícias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ HOMENAGEM AO MUNICÍPIO COM BELÍSSIMAS APRESENTAÇÕES EM PRAÇA PÚBLICA.

Data de Publicação: 19/07/2022

O evento ocorreu na praça José Antônio Lopes, com a presença de um grande público, momento em que a secretaria de educação do município prestou homenagem pelos 68 anos de emancipação política de Simões-PI.

Foi um evento deslumbrante, impar, preeminente e singular,  que impressionou a todos pela qualidade das apresentações e demonstrou perfeição intelectual por parte dos professores das escolas, que  levaram ao público  o que é  sublime, eminente  e  elevado.

Estiveram presentes: Isamária Dantas - 1ª dama e secretária de saúde, que justificou a ausência do Prefeito Zé Wlisses, Vice-Prfeita Claudeir Feitosa, Vereadores, secretários e assessores.

Para prestar homenagem ao município, a secretaria de educação promoveu evento com o tema ´´ Saber mais – saberes diferentes em tempo integral.

O que é o Programa Saber MAIS?

SABER MAIS: SABERES DIFERENTES EM TEMPO INTEGRAL

Pensar na trajetória de conquistas da Educação implica em fazer memória de muitos nomes e rostos que dispensaram tempo e se esmeraram na busca constante pelo conhecimento. Educação é sempre feita de lutas, desafios, planejamento, erros e acertos, mas nunca de desistência . Por meio da educação , horizontes avistam a luz que, tantas vezes, se apresenta obscura pela ignorância e pelas dificuldades causadas pela falta de acesso ao conhecimento.

Enfrentando grandes lutas e desafios, em uma atitude de amor e empatia, olhando para cada aluno de forma individual e coletiva , a SEMED  criou e implantou em 2021 o Programa de Educação Integral Saber Mais, atendendo ao que estabelece a meta  6 do Plano Municipal de Educação que determina  que a Rede Municipal   deve  ampliar a oferta das matrículas em tempo integral .Para cumprir essa meta,   prefeitura municipal, entidade mantenedora das escolas da rede, mobilizou recursos com esperança e coragem para enfrentamento da decisão que queria oportunizaria  um futuro melhor para os estudantes do município.

   O Programa Saber Mais é implementado  em todas as escolas municipais da rede, atendendo aproximadamente 1600 alunos, 35 horas semanais de atendimento escolar, ofertando três refeições diárias e  desenvolvendo  as atividades de acompanhamento pedagógico, estudo dirigido, jogos de tabuleiro, educação desportiva, arte e cultura para aos alunos matriculados no programa, estimulando  assim, o saber científico e cognitivo para que os educandos sejam protagonistas no seu  processo de construção e desenvolvimento pessoal. No Centro de Educação Municipal são desenvolvidas ainda as atividades de língua estrangeira moderna- espanhol e  educação e tecnologias digitais- informática

Nossa missão é sempre oferecer ensino com qualidade, respeito e compromisso,  com condições de acesso e permanência dos nossos alunos em sala de aula de forma planejada e organizada. Pensando nisso o Saber Mais veio para intensificar o desenvolvimento crítico-social do nosso público estudantil. Ao contrário do que no inicio foi dito, o ensino integral trouxe  bons resultados e não foi incluído à nossa rede de ensino de maneira aleatória e improvisada. Não apenas estendemos o nosso horário de atendimento nas nossas escolas, todavia, ansiamos sempre por inovar a Educação Municipal e, assim, propomos, dentro das bases legais a oferta da ampliação da jornada escolar.

 A beleza do programa está nos olhos de quem vê o sorriso e o desenvolvimento dos  estudantes, Está nós  estudantes que mostram em cada atividade realizada o quanto aprendeu. Está nos  resultados de cada  escolas e nos avanços da nossa educação.

JOGO DE XADREX.

Os monitores Edna Maria da Silva Sousa, da escola São Benedito, Erisvaldo Xavier da Escola Complexo Escolar Modelo, Bruna Rithiele da Silva Almeida e MARIA FRANCISLEIDE DOS REIS CARVALHO da Escola Centro de Educação Municipal para tomaram espaço no Abrigo Modelo para acompanhar o jogo de xadrex.

O aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades:

1. A atenção e a concentração;

2. O julgamento;

3. A imaginação e a antecipação;

4. A memória;

5. A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;

6. O espírito de decisão e a coragem;

7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8. A criatividade;

9. A inteligência;

10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Alunos que participaram do jogo de xadrex.

1.      São Benedito

2.      Complexo Escolar Modelo

3.      Centro de Educação Municipal

1.1-LeidsonTailan Barbosa- 5º ano

1.2-Ângelo Andriel Pereira Silva 4º ano

2.1- Antonio Neto-5º ano

2.2- Larissa 4º ano

3.1- Kauan Kevin -7º ano A

3.2- PabLo Kenedy 8º ano A

APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS

ESCOLA 7 DE SETEMBRO

Vamos Construir – Sandy e Júnior (part. Chitãozinho e Xororó)

Vivemos em um tempo carente de amor, onde os seres humanos, em pleno século XXI, promovem a guerra. Precisamos plantar o amor e transmitir às crianças para que cresçam cidadãs livres e felizes pois, o “nosso mundo é um barquinho com pecinhas para unir. Ele será todo seu se você pensar assim”. E para demonstrar esse sentimento tão sublime que é o amor, as crianças da Escola Municipal 7 de Setembro, do Infantil I e II do Programa Saber +, apresentarão o musical “VAMOS CONSTRUIR”, chamando a atenção para que gente grande possa aprender que o amor é importante para o mundo infantil e para o mundo adulto também, construindo uma ponte ligando esse sentimento a toda humanidade. Com vocês, os pequenos da Escola Municipal 7 de Setembro.

Neste momento os alunos da turma infantil II A e B da Creche municipal Prof: Raimunda Félix, coordenados pelas Professoras e equipe gestora, criaram uma maneira de exaltar e homenagear nossa Simões pela passagem dos seus 68 anos de emancipação politica através da dramatização, a clássica canção popular infantil “SE ESSA RUA FOSSE MINHA”, dos Autores: Maria lago e Roberto Martins na parodia “ Nossa cidade” parodiada  pela artista da terra Ana Maria e cantada pela aluna Laura Meireles.

A ESCOLA MUNICIPAL ÉRICO VERÍSSIMO TOMARÁ ESPAÇO DO PALCO DO SABER MAIS.

O ser humano não nasce pronto. Ao nascer precisamos do auxilio e cuidado para nos desenvolver. Aprendemos sozinhos ou em parceria com os outros através da socialização, experiência e convívio com os demais na escola.

A escola Érico Veríssimo possibilita através de um trabalho baseado na competência, responsabilidade e troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso.

A escola apresentará à comunidade aqui reunida um diálogo, ou melhor, um acontecimento real e que agora será dramatizado, mostrando o resultado de uma parceria fiel e ativa. 

Com esta apresentação será mostrada a  atuação de um funcionário da escola e a curiosidade de um pai em querer compreender o funcionamento do Programa Saber Mais.

 A ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ MEDEIROS, localizada no povoado Monte Santo compartilha do pensamento de Gislaine Perez quando afirma que: Arte, cultura e educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores. E é nesse pensamento que a Escola,  através do Programa Saber Mais, representa por meio da música e da dança a cultura local do nosso Povoado.

 A ESCOLA MUNICIPAL EUSTÁQUIO CARVALHO vem aqui neste palco mostrar que a

A educação da Escola conta com o PROGRAMA SABER MAIS, que muito vem contribuindo para o avanço do ensino aprendizagem dos nossos alunos.

A escola apresentará um remix de todas as oficinas do   oferecidas pelo PROGRAMA SABER MAIS, apresentando um pouco de cada modalidade, nas quais tem como objetivo maior fortalecer o vínculo aluno e escola, diminuindo  e /ou tirando o mesmo do estado de vulnerabilidade, dando  oportunidade de uma melhor formação social adequada.

 A Escola Eustáquio Carvalho apresenta: SABER  MAIS E A EDUCAÇÃO QUE MUDA O MUNDO.

A ESCOLA MUNICIPAL SANTA Isabel traz ao palco mostra da tradição nordestina.

      A tradição nordestina trás consigo a memória de Luiz Gonzaga. Ele é um mestre da música que recriou e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.

      O rei do baião, que muito deu nome a nossa região, bem como mostrou ao mundo quão bom e prazeroso é viver em terras que embora secas, trazem suas peculiaridades únicas.

   Simões, a queridinha do sertão, completa 68 anos de Emancipação Política com o compromisso de juntos construirmos um futuro melhor para a nossa população.

       A rede Municipal de Educação através do Programa Saber Mais e em parceria com as escolas tem desenvolvido, entre outras, a oficina de Arte e Cultura, que tem por finalidade o aprimoramento de habilidades corporais e artísticas, como dança, teatro, pinturas e artesanato.

     Com isso, a Escola Municipal Santa Isabel, situada na Serra da Mata Grande, trás uma dança tipicamente nordestina do Rei Luiz Gonzaga, o xote das meninas.

A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, participa deste momento cultural ao tempo em que comemoramos os 68 anos de emancipação política da nossa querida Simões.

Nossa escola, está localizada no Povoado Curralinho e oferta Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais a 241 alunos do povoado e localidades circunvizinhas.

Contamos ainda com o Programa de Educação Integral SABER MAIS,

onde nossos alunos tem a oportunidade de participar das oficinas ofertadas no contraturno, com atividades complementares que contribuem ainda mais para o desenvolvimento de suas habilidades.

As oficinas ofertadas na escola, são:

• Acompanhamento pedagógico de Português;

• Acompanhamento pedagógico de Matemática;

• Estudo Dirigido;

• Atividades Desportivas e

• Música.

Nosso município tem uma cultura riquíssima, e neste momento, queremos trazer algumas das atividades desenvolvidas na região que contribuem para este enriquecimento. Dentre outras, podemos destacar, a AGRICULTURA FAMILIAR, e vale ressaltar que a merenda escolar no nosso município conta com esta parceria e oferta produtos vindos desta atividade, incentivando o trabalho do homem do campo, movimentando a economia local e oferecendo produtos saudáveis e de qualidade.

A localidade e região, também é conhecida pela APICULTURA, e conta com a Associação de Apicultores, com sede localizada no Sítio Retiro III. A Apicultura é uma atividade importantíssima, pois além dos benefícios sociais e econômicos, contribui para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes.

Neste momento,  a escola apresentará o  musical  AS ABELHAS, de Vinicius de Morais, por alguns dos alunos que participam da oficina de Arte e Cultura, como uma forma de valorizar nossa cultura.

A entre as atividades complementares que a ESCOLA MUNICIPAL SÃO BENEDITO, oferta para os alunos está à oficina de Arte e cultura. Os alunos desenvolvem atividades teóricas e práticas sobre a divertida e riquíssima cultura brasileira, nordestina e local. Vamos agora prestigiar uma belíssima apresentação sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Luiz acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Acompanhe agora a apresentação dos alunos do 4º e 5º Ano da Escola São Benedito: “FORROZANDO COM LUIZ GONZAGA”, sob o apoio e direção das professora Eltinha, Socorro Dias, Edinha e Lívia Reis.

A rede Municipal de Educação de Simões  acredita que o  Muay Thai  traz muitos benefícios no processo educacional. Além de trabalhar o aspecto físico, o Muay Thai ajuda muito a criar disciplina, principalmente no caso de crianças e jovens, tendo em mente que é necessário foco e determinação para competir. O esporte também contribui para o desenvolvimento da concentração, raciocínio e ajuda muito a aumentar a autoestima dos estudantes, pois melhora significativamente a segurança e autoconfiança.

Neste momento as escolas CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL-CEM, Complexo Escolar Modelo, ambas contempladas com as Oficinas de Muay Thai farão demonstrações de como a atividade é desenvolvida no chão da escola.

Convidamos os alunos da Escola Complexo Escolar Modelo: Guilherme Carvalho Araujo,  4 ano B, e  Isabella Reis Carvalho, 5 ano B  e seu instrutor Andrey  do Nascimento Reis, para uma demonstração da oficina que acontece na escola e tem conquistado muitos alunos.

 Escola CENTRO DE EDUCAÇAO MUNICIPAL:  Isis Emanuely do 6º ano A,  Kauã Vitor dos Santos 6º Ano C, Noemi Deise da Silva 7º  ano A,  Alexandre de Oliveira Nonatos 8º  ano A, e seu instrutor Rubens de Carvalho Assunção.

IRIS ELAINE – SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO.

Quero convidar a comunidade a visitar as escolas da rede municipal e agradeço aos pais por ter nos confiado a educação de seus filhos as nossas escolas com tempo integral.

No contra turno, temos nossos monitores e articuladores do programa saber mais, sendo que eles são voluntários, pois recebem apenas uma ajuda de custo. Fico feliz pelo comprometimento de cada um de vocês, coordenadores e diretores, meu coração hoje é só gratidão.

Parabenizo a cada escola que lindamente fez sua apresentação e em relação ao ensino-aprendizagem, que a nossa educação faz muito, e o nosso intuito é fazer cada vez mais pela educação do nosso município, pelas nossas crianças.

Agradeço a todos que abraçaram este projeto, a equipe da educação, as gestões escolares que apoiaram com compromisso e responsabilidade.

Agradeço ao Prefeito Zé Wlisses, por ser um gestor presente na educação e que dá seu apoio sempre que precisamos, muito obrigada ao prefeito e a todos.

A Secretaria de Educação agradece ao Senhor Prefeito Zé Wilisses e Dra. Isamária,  pelo apoio incondicional disponibilizado a  educação do município,  bem como a parceria da Câmara Municipal, das Secretarias Municipais e de um modo bem particular agradecer o trabalho das escolas, gestões escolares que tem servido de inspiração para os alunos; Agradecer aos Professores pelo envolvimento e carinho nas ações da rotina da Escola; Agradecer às Famílias por compartilhar dessa interação e agradecer aos queridos alunos por vocês serem o foco principal da nossa educação – nossa META MAIOR.

http://simoes.pi.gov.br/simoes/portalnoticias/galeria/252/appm



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br