SAÚDE DO MUNICÍPIO ATINGE NOTA 8,85 NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL E OCUPA A 20ª POSIÇÃO NO RANKING DOS 224 MUNICÍPIOS PIAUIENSES.

Data de Publicação: 05/06/2022

O programa Previne Brasil institui um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde. O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP).

O novo formato de financiamento induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde. Para o ano de 2022 são avaliados sete indicadores:

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.

2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.

5 - Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.

6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Os resultados são reavaliados a cada quadrimestre. No primeiro quadrimestre de 2022 (Q1/2022) a saúde de Simões teve como Índice Sintético Final a nota 8,85 que garante o incentivo financeiro de 99,3% no fator desempenho.

A secretária de saúde, Isamária Dantas, avalia o resultado de maneira positiva: Estamos conseguindo avançar a cada quadrimestre, garantindo uma atenção primária a saúde de qualidade. Aproveitamos o momento para parabenizar a todos os profissionais envolvidos nesse processo, bem como agradecer o comprometimento de cada um. Continuaremos qualificando todas as nossas equipes, e ofertando todo o apoio que eles necessitam para desenvolver um bom trabalho.