REPRESTANTES DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SIMÕES PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO REGIONAL DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NOS MUNICÍPIOS.

Data de Publicação: 24/08/2022

TEMÁTICAS: GESTÃO DE RESÍDUOS SOLIDOS NOS MUNICÍPIOS.

ATUAÇÃO DA SEMAR NA PREVENÇÃO E CONTROLE NOS INCENDIOS FLORESTAIS

PICOS – PI, 23 DE AGOSTO DE 2022.

Estiveram presentes neste seminário o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente Thomas Pedro e o Gestor Ambiental Oscar Gomes.

Considera-se Queima Controlada o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, e para fins de pesquisa científica e tecnológica em áreas com limites físicos previamente definidos.

De acordo com o Código Florestal, a queima controlada é permitida nas práticas de prevenção e combate aos incêndios e nas de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas.

A decisão de executar uma queima requer, acima de tudo, plena segurança afim de que os objetivos possam ser cumpridos integralmente. Isso implica em uma análise detalhada das condições do terreno, especialmente topografia, características da vegetação (quantidade, condição e distribuição) e variáveis meteorológicas (intensidade e direção do vento predominante, temperatura, umidade, incidência de luz, dentre outros).

Apesar do processo de queima controlada ser legalmente permitido e atuar como prevenção a incêndios florestais, não se pode negar a existência de amplas externalidades negativas com a utilização do fogo, que envolvem danos à saúde, empobrecimento gradual do solo, perda de biodiversidade, danos à rede de transmissão elétrica, entre outros. Sendo assim, a utilização de alternativas ao uso do fogo deve ser vista como um procedimento relevante quando se busca a realização de atividades agropecuárias com vistas à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Incêndio florestal diferente da queima controlada houve um descontrole nos municípios.

Nosso Estado do Piauí – A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS – SEMAR é a responsável por as queimas controladas, em 2021 a SEMAR conseguiu lançar oficialmente sua plataforma através do SIGA/SEMAR.PI.GOV.BR

Caso fique descontrolada a queima e venha a acontecer um incêndio florestal, o município pode acionar sua Brigada Municipal de Incêndios.

O Município de Simões tem sua brigada municipal de incêndios constituída

Os próprios agricultores podem entrar no site institucional da SEMAR e seguir as orientações ou procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para buscar orientações sobre os protocolos necessários a seguir para Emissão de sua guia de autorização da queima controlada.

Além disso, em outro momento, foram repassadas informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos. A SEMAR disponibilizou para nosso município um questionário para prospecção de profissionais catadoras e catadores de recicláveis, onde a ficha se encontra na secretaria municipal de meio ambiente e está disponível a toda classe, para ser preenchida e depois devolvida a própria secretaria.