PREFEITO ZÉ WLISSES E EQUIPE TÉCNICA FIZERAM VISTORIA NO CRAS PARA REALIZAÇÃO REFORMA.

Data de Publicação: 03/03/2023

No dia 01/03/2023, o prefeito municipal de Simões-PI, José Wilson de Carvalho ( Zé Wlisses),  juntamente com a equipe técnica de engenharia, estiveram presentes no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social),  para verificação do projeto de reforma e ampliação do mesmo, contribuindo para uma melhor qualidade nos serviços ofertados por esta instituição, a toda população do município.

No momento da visita técnica, se fizeram presentes o gestor do Programa Bolsa Família: Leomar Carvalho e a Supervisora do Programa Criança: Kátia Martins.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),  é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

É um equipamento público e um espaço de conveniência que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

Constituindo-se como uma referência para a comunidade, um espaço de convivência e a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS, o objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

A palavra-chave que define o centro de referência é a prevenção, pois é nesse equipamento  a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com vínculos familiares preservados, é atendida.

Os serviços ofertados no CRAS são divididos da seguinte forma:

-Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);

-Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV);

-Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos;

-Cadastro Único;

-Programa Criança Feliz.

Importante destacar que hoje o município de Simões, através do Cras, possui 3.984 famílias com cadastro único (dados de janeiro/2023), englobando beneficiárias e não beneficiárias.

Mais de 2 mil famílias são beneficiadas atualmente pelo Bolsa Família, como também por outros programas, como Tarifa Social de Energia Elétrica e Pró-Social da SASC-PI.