ONG CHAPADA E BNB COM APOIO DO MUNICÍPIO, REALIZARÃO TODOS OS DOMINGOS A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO POVOADO MARIA PRETA. ABERTURA SERÁ DIA 28 DE AGOSTO DE 2022.

Data de Publicação: 09/08/2022

A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Zé Wlisses, com participação de Edilberto Abdias - Secretário de administração, Raimundo Leite - Secretário de meio ambiente, Cícero Lima - Eng. agrônomo da Ong Chapada  e agricultores da região do Povoado Maria Preta.

A feira da agricultura familiar do Povoado Maria Preta, será realizada  todos os domingos no período da manhã a partir do dia 28 de agosto de 2022.

A feira da agricultura familiar do Povoado Maria Preta, vai acontecer através do Projeto Pecuária sustentável e geração de renda, desenvolvido pela ONG chapada em parceria com o Banco do Nordeste, ONG Caatinga, Emater, Prefeitura de Simões através da gestão do Prefeito Zé Wlisses e comunidades.

ONG CHAPADA.

Chapada é uma ONG que trabalha com a agricultura familiar há 28 anos com sede em Araripina-PE, mas que também se estende pelo Piauí.

Hoje no Estado do Piauí, está trabalhando com projeto de Pecuária sustentável e geração de renda em 05 municípios, sendo: Simões-PI, Marcolândia-PI, Padre Marcos-Pi, Francisco Macêdo-Pi e Caldeirão Grande - PI.

São atendidas 125 famílias de agricultores criadoras de caprinos e ovinos.

Este projeto visa melhorar a vida das famílias seja na criação de caprinos e ovinos, seja  na produção de hortaliças e  melhoria do processo de comercialização.

CÍCERO LIMA – ENG. AGRÔNOMO DA ONG CHAPADA.

Sobre a feira da agricultura familiar do Povoado Maria Preta, estamos nos organizando, onde há 45 dias atrás estivemos reunidos com as famílias, momento em que falamos da importância da comercialização local para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, mas principalmente para a geração de renda local da região do Povoado Maria Preta.

Estamos trabalhando também com as comunidades Quilombola de Veredão, Belmonte dos Cupiras e com muitas famílias de comunidades circunvizinhas.

A feira do povoado maria preta, terá abertura no dia 28 de agosto de 2022, no período da manhã.

Tratamos sobre a feira com o Sr. Prefeito Zé Wlisses, onde a mesma será realizada semanalmente aos domingos no período da manhã, sendo que para o início temos 19 famílias envolvidas no processo de comercialização, assim como  também  outras famílias de  municípios vizinhos virão participar.

Conforme a programação haverá barracas, tendas, sonorização e música ao vivo com forró pé de serra.

Que fique bem claro que o objetivo da feira não é só vender e comprar, mas também geração de renda e um ponto de encontro dos amigos, como também momento de diversão e distração.

Vale a pena ressaltar que a feira é um projeto do BNB, onde o mesmo financia recursos para que o projeto seja executado nos municípios e a ONG Chapada realiza a ação.

A prefeitura fez a liberação do espaço, sonorização do evento e sanfoneiro.

A realização da feira é uma iniciativa das famílias agricultoras através do projeto que é financiado pelo  BNB.