CODEVASF - EMPRESA VINCULADA AO MINISTÉRIO REGIONAL PRIORIZA A BARRAGEM DE SALGADINHA E O RIACHO SALINAS PARA REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DEGRADA.

Data de Publicação: 09/05/2022

No dia 04 maio do corrente de 2022, o Prefeito Municipal de Simões, o senhor José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses), recebeu em seu Gabinete na Prefeitura Municipal, uma equipe de Técnicos Analistas, por meio da Unidade de Meio Ambiente da 7ª Superintendência Regional da CODEVASF no Piauí.

Para realizar nos próximos dias em Simões o diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica da barragem da Salgadinha. Esse levantamento embasará o plano de recuperação hidroambiental dessa barragem a partir da execução de intervenções em estradas municipais e propriedades rurais visando a melhoria da quantidade e da qualidade de sua água, possibilitando assim maior segurança hídrica à população do município.

A barragem da Salgadinha é considerada prioritária para essa ação porque abastece parte da população do município e, atualmente, encontra-se em situação de vulnerabilidade em decorrência dos processos erosivos que acontecem em sua área de captação de água. Assim, as intervenções que serão propostas visam mitigar os efeitos adversos de tais processos, reduzindo seus efeitos negativos sobre o abastecimento de água local.

O Prefeito Zé Wlisses abraçou este plano por ser consciente de tamanha necessidade de salvar o manancial que é relevante e essencial para a população neste município.

O Prefeito Municipal convidou par a reunião a sua equipe da Secretaria de Meio Ambiente, os quais irão acompanhar esse trabalho nas localidades, neste mesmo dia a equipe deu início os trabalhos visitando a barragem e em seguida as propriedades a serem cadastradas para elaborar o plano de recuperação hidroambiental da Microbacia Riacho da Salina.

Na oportunidade,  o Prefeito Zé Wlisses solicita aos agricultores que acolham os Técnicos Analistas desse Projeto que é de grande importância para o município de Simões-PI.