9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Data de Publicação: 12/03/2023

O CMDCA em conjunto com a Prefeitura de Simões-PI, e secretaria municipal de assistência social – SEMASC, convidaram crianças, adolescentes, conselheiros municipais, sociedade civil organizada e autoridades,  para juntos discutirem  as questões relativas à temática da criança e do adolescente, isto  durante a realização da 9ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente.

O evento ocorreu no dia 10 de março de 2023 no auditório municipal Eridalva Arcanja.

A 9ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente,  foi organizada pela CMDCA, que é um espaço de articulação entre o poder público e a sociedade civil, que tem o objetivo, a deliberação, a formalização e controle das ações em todos os níveis de políticas de entendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Estiveram presentes para prestigiar o evento:

Jose Wilson de Carvalho - Prefeito Municipal de Simões

Maria das Graças Veloso Souza - Presidente do CMDCA

Isamaria de Carvalho Dantas - Secretaria de Saúde

Rubia Moura de Carvalho - Secretaria de Assistente Social

Iris Elaine Dantas - Secretaria de Educação

João Marcos da Silva Nascimento - Secretário de Esporte

Ana Gardênia Lopes e Macedo - Secretaria de Cultura

Genivaldo Alexandre de Moraes - Secretário de Transporte

Chefe de Gabinete – Magno Dantas

Francisco Janailson - Conselheiro Tutelar

Eloyse Thayna Coelho Sério - representando os adolescentes de Simões

Fernanda Moara - representando o NUCA

Hugo Henrique Silva nonato - representando as crianças do Simões.

Vereador Joaquim Honório - representando o Poder Legislativo (1° secretario)

Marcia Camilo - Palestrante e demais autoridades, amigos e parceiros.

ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI.

Neste momento cumprimento a todas as mulheres pelo 08 de março, dia internacional da mulher e desejo a todas meus parabéns e que Deus abençoe.

Este dia é muito importante com a realização  da  9ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente, pois estamos aqui exatamente para discutirmos a situação dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempo de pandemia da covid-19, violação e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral com respeito e à diversidade.

Dizer a todos que sabemos da importância das políticas públicas e a discussão do tema foi para  realmente pensarmos nas nossas crianças e adolescentes do nosso município.

Agradeço a presença de todos, que tenham êxito nesta missão que foi preparada para hoje, nesta manhã.

Muito obrigado a todos.

RÚBIA MOURA – SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Nós devemos lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, pois eles precisam da gente. Dessa formar precisamos fomentar as políticas públicas dando voz e vez as crianças.

É de grande importância a presença do poder público e da sociedade, pois este é o espaço para traçarmos metas as serem desenvolvidas  e trabalhadas para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados.

Nós e as crianças, ficamos reclusas em casa por conta da pandemia os direitos foram violados, o direito de ir e vir, o direito de ir a escola, o direito de conviver com outras crianças.

Vamos todos realmente neste momento lutar pelas nossas crianças e adolescentes.

Temos um município estruturado, pois temos CRAS, CREAS, serviço de convivência e temos um gestor que podemos cobrar, pois até hoje ele se negado.

Desejo a todos uma ótima conferência.

Inicialmente quero parabenizar a todas as mulheres pelo 8 de março, e pedimos a Deus para que possamos estar sempre fortes  e continuar mulheres guerreiras.

ISAMÁRIA DANTAS – 1ª DAMA E SECRETÁRIA DE SAÚDE.

Nesta oportunidade falo sobre os serviços da saúde voltado para a criança e o adolescente.

No que diz respeito as políticas públicas e garantia de direito à saúde da criança, dentro do contexto do nosso município, podemos citar que durante a pandemia continuaram sendo assistidas de acordo com as necessidades, por exemplo: as vacinas, puericultura com acompanhamento do crescimento da criança até 6 anos, atendimento multiprofissional com pediatra, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista,  fisioterapeuta, acompanhamento do Bolsa Família, programa saúde na escola, programa crescer saudável, semana de prevenção da gravidez na adolescência, projeto vínculo para assistência à saúde mental, foi realizada terapia coletiva para as crianças com os psicólogos e assistentes sociais.

Em uma reunião de gestores da saúde em Picos-Pi, Simões, foi destaque do território, e dentre estas ações estão aquelas voltadas para crianças e adolescentes.

Nós da saúde estamos, como sempre, muito emprenhados com a saúde de toda população.

É imprescindível compreender a situação da infância e adolescência, como uma importante questão social.

Portanto lutar pela garantia de direito deste grupo é  responsabilidade de todos nós, seja como cidadão ou seja como instituição pública que aqui representamos.

Por tudo isso reafirmar a importância da realização desta conferência, pois ela é um espaço para discussão de ideias com a participação das instituições e sociedade civil.

VEREADOR JOAQUIM HONÓRIO (Ademir).

O vereador Ademir, felicitou a todas as mulheres pelo 08 de março, dia da mulher.

Em tempo, justificou a ausência do Presidente do legislativo Zezé Moraes,  e fez uma explanação sobre o tempo desafiante da pandemia e a proteção dos direitos da criança adolescentes.