04 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO ACS - MUNICÍPIO COMEMORA 30 ANOS DE TRABALH0 DOS AGENTES DE SAÚDE.

Data de Publicação: 05/10/2021

O evento teve início defronte a secretaria de saúde, momento em que os agentes de saúde se propuseram a discorrer sobre a PEC 22/11, que acrescenta parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, dispondo sobre a responsabilidade financeira da União, co-responsável pelo SUS, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

O evento foi planejado para homenagear os 30 anos de trabalho  dos agentes comunitários de saúde, tudo foi preparado pela secretaria municipal de saúde com apoio da gestão municipal.

Em seguida, todos se dirigiram a quadra Alceu Barbosa (Quadra da escola CEM), onde aconteceram as homenagens.

Os agentes de saúde, alguns já aposentados, relembraram de forma emocionada o trabalho desenvolvido desde o ano de 1991 pela enfermeira Isamária Dantas, atual 1ª dama e secretária de saúde.

Isamária, recebeu muitos elogios de todos que usaram da palavra, relembrando o trabalho, a paciência e a forma como conduziu o início do trabalho dos agentes de saúde, superando as dificuldades com muita dedicação e paciência.

Isamária, foi a responsável por todo programa dos agentes de saúde da zona rural e urbana, tudo de maneira efetiva passava pelas determinações da mesma.

Com honra, os agentes de saúde agradeceram a Isamária Dantas, por todo serviço prestado, mesma diante das dificuldades, os mesmos conseguiram construir um serviço com muita dignidade.

ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI

Quero nesta noite histórica parabenizar aos agentes de saúde, categoria que presta grande serviço para nossa população.

Sabemos a importância do trabalho dos ACS, pois o ACS é uma pessoa de grande relevância, portanto nesta noite parabenizo a todos pelo belíssimo trabalho.

A enfermeira Isamária, foi aquela que começou a conduzir todo esse trabalho de ACS no município, então, Isamária também está de parabéns nesta noite.

Eu como gestor deste município, sou grato a todos vocês por prestarem um serviço de grande relevância para o nosso povo, meu muito obrigado e meus parabéns.

Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, muito emocionada, agradeceu a cada um dos agentes de saúde.

Relembrou do passado, das festas, das reuniões que eram muito simples, mas que eram feitas com muito amor, alegria e vontade.

Tudo isso nos fortalecia e nos dava força pra correr atrás dos objetivos e os bons resultados nos deixavam com um entusiasmo muito grande e nos deixavam muitos felizes, disse Isamária.

CLAUDEIR FEITOSA - VICE-PREFEITA

O ACS está próximo dos problemas que afetam a comunidade, é alguém que se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

O trabalho do ACS favorece a transformação de situações que afetam  as famílias  e contribui para a qualidade de vida das pessoas  da comunidade.

Esses profissionais  englobam  ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

Meus parabéns.

Em 1991, foi lançado o programa nacional dos agentes comunitários de saúde, que no ano de 1992, passou a chama-se de programa de agentes comunitário de saúde(PACS).

Sua implantação foi iniciada pelos Estados do Nordeste, nos quais foram priorizadas as ações da área materno-infantil.

Estas experiências somadas as experiências locais anteriores, formaram a base para o lançamento  em 1994 do programa de saúde da família (PSF)

A partir de 1996, o nome do programa saúde da família foi substituído por estratégia de saúde da família(ESF), considerando que os programas tem o caráter mais vertical, estabelecido pelo ministério da saúde e estão focalizados em determinados problemas.

O ministério da saúde passou a considerar a saúde da família como uma estratégia de reorganização de atenção a saúde no Brasil, visando contribuir para o aprimoramento e a consolidação do SUS.

Atualmente a profissão de ACS, é uma das mais estudadas pelas universidades de todos Brasil, isto pelo fato de que o ACS, transita por todos os espaços entre governo, comunidade e intermedia a interlocução.

O ACS tem um papel muito  importante  no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

O dia 4 de outubro, é o dia nacional do ACS, e por reconhecer a importância e a eficiência desses servidores, a secretaria municipal de saúde com apoio da gestão municipal, organizou este momento para que possamos render homenagens a esses profissionais que contribuem diariamente para a construção do SUS.