Segunda-Feira, 25 de maio de 2020 Nossa história

SIMÕES-PI | 6ª SEMANA DO BEBÊ COM O TEMA “ TODOS JUNTOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA”.

Data de Publicação: 13/12/2019

A prefeitura municipal de Simões-PI, através das secretarias de  assistência social e educação, de forma articulada, promoveram a 6ª semana do bebê que foi instituída pela lei municipal 568 de 06 de março de 2014 – proposta prefeitura pelo UNICEF.

Este ano foi trabalhado  o tema  geral: Todos juntos pela primeira infância, cuja atividades começaram no final de novembro com continuidade no período de 09 a 12 de dezembro, com encerramento   neste dia 12 de dezembro/19, com o tema específico “  A tecnologia na primeira infância, qual o limite?

A semana do bebê, objetiva tornar a infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros, para assegurar o direito as crianças, proteção e saúde.

O UNICEF sugere às prefeituras um novo desenho para realizar esta ação, isto para o município desenvolver atividades e estratégias para fortalecimento das competências familiares e definir ações que favorecem o desenvolvimento infantil.

É função da secretaria de saúde com suas equipes de trabalho promover palestras, debates, roda de conversa com as famílias e as crianças durante a semana do bebê, envolvendo a todos da família.
Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, após cumprimentar a todos, falou que todos estão vivenciando a semana do bebê que  esclarece  sobre os cuidados com o mesmo. A cada ano é realizado este encontro e comemora-se a semana do bebê.

Isamária, disse que está sendo trabalhado nas  ESFs  com mães, pais, cuidadores e crianças, através de palestras onde foi abordado tudo que se precisa saber sobre a criança, pois elas precisam de uma maior atenção.

Vamos ouvir com atenção a Dra. Apolônia, pois a mesma tem informações muito importantes para todos, muito obrigada. Finalizou Isamária.
Ana Gardênia – cumprimentou a todos e disse que a gestação e a primeira infância está sendo muito  valorizada, há uma preocupação do governo  através dos ministérios da saúde, educação e assistência social, porque entende-se que na primeira infância é um tempo muito importante na vida da criança e que vai determinar a vida futura de uma forma geral.

Falou também que foram desenvolvidas várias atividades também na zona rural.

Enfim,  todo o cuidado é oferecido as gestantes  e as mães de crianças até três anos de idade, muito obrigada. Finalizou Ana Gardênia.

Terezinha Carvalho – coordenadora do NUCA e de cultura do município, disse que existe uma parceria muito forte entre as secretaria para fazer a população tenha uma vida melhor e com garantia de direitos e de igualdade social.
Terezinha, agradeceu ao prefeito Zé Wlisses, pelo zelo, pelo carinho e pela preocupação que ele tem  com a população de Simões. Zé Wlisses,  está sempre atento e comprometido, oferecendo a cada dia mais novas políticas públicas através das secretarias, ao prefeito o nosso muito obrigado.

Por fim, Terezinha, agradeceu as mães que participaram de todas as atividades  durante o mês de novembro/19.