SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SIMÕES-PI, REPRESENTA O MUNICÍPIO NO 19º FORUM NACIONAL DA UNDINE EM CUIABÁ-MT.

Data de Publicação: 12/08/2023

Pautar e debater temas educacionais prioritários, foi o que a Undime fez com o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que será realizado no período de 6 a 9 de agosto de 2023, em Cuiabá/ MT, a partir do tema “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”.

Em 2023, o Fórum Nacional da Undime,  será ainda maior e terá capacidade para 2.000 participantes. Todo o evento será presencial, no Centro de Eventos do Pantanal, local amplo e espaçoso que irá acomodar representantes de todos os estados do país para conhecer novidades e debater assuntos de interesse de quem faz a educação básica pública nos municípios.

Ao longo dos quatro dias de evento, serão abordados temas estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas. Na oportunidade, será realizada a eleição e posse da nova diretoria executiva responsável pela gestão no biênio 2023-2025.

Além do auditório principal, onde serão realizadas as conferências, palestras e mesas redondas, o 19º Fórum Nacional da Undime vai contar com um espaço de exposição, no qual os participantes vão ter a oportunidade conhecer iniciativas de parceiros institucionais da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas a expor no local. Também haverá atendimento do governo federal realizado por técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O 19º Fórum Nacional da Undime é um evento que marca a agenda educacional do país, ao oferecer momentos de formação e informação de Dirigentes Municipais de Educação e suas equipes técnicas, o que contribui para o fortalecimento da educação nos 5.568 municípios brasileiros e no Distrito Federal.

IRIS ELAINE - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SIMÕES-PI.

O Fórum Nacional da Undime é um evento anual que reúne gestores municipais de educação de todo o país. A Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) é uma associação que tem como objetivo fortalecer a gestão educacional nos municípios brasileiros.

A participação no Fórum Nacional da Undime é extremamente importante para nós gestores municipais de educação, pois é um espaço de troca de experiências, debates e discussões sobre os desafios e avanços na área da educação. Durante o evento, foram apresentadas boas práticas, pesquisas e projetos inovadores que podem ser replicados nos municípios. Eu, enquanto Secretária de educação, estou e estarei, sempre disposta a participar de eventos como esse, em que a finalidade sejam essas. Para que, possamos ofertar uma boa estrutura educacional de qualidade e equidade, para nossos alunos e professores.

Além disso, o Fórum Nacional da Undime proporciona a oportunidade de estabelecer parcerias e networking com outros gestores municipais de educação, bem como com representantes de instituições governamentais e não governamentais ligadas à área da educação.

Essa interação é fundamental para a construção de uma gestão educacional mais eficiente e eficaz.

A participação no Fórum também contribui para a satisfação para nós gestores municipais, pois temos a oportunidade de nos atualizar sobre as políticas públicas educacionais, conhecer novas metodologias de ensino, discutir os desafios enfrentados no dia a dia e buscar soluções conjuntas.

Além disso, o Fórum Nacional da Undime proporciona aprendizados  significativos, pois  temos acesso a palestras, mesas-redondas, oficinas e debates que abordam temas relevantes para a gestão educacional, como financiamento da educação, formação de professores, inclusão escolar, avaliação educacional, entre outros.

Dessa forma, a participação no Fórum Nacional da Undime é uma oportunidade única para nos atualizar, trocar experiências, estabelecer parcerias e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados na área da educação.

É um evento que contribui para a melhoria da gestão educacional nos municípios brasileiros e para a promoção de uma educação de qualidade para todos.

PROFESSORA  FRANCIMEIRE CARVALHO

A professora Francimeire Carvalho,  técnica da SEMED, afirmou que a participação de representantes de Simões no evento, evidencia o comprometimento da gestão municipal em ofertar uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens, porque quando participamos de  encontros com essa relevância, temos a oportunidade de compartilhar experiências, discutir e ampliar os conhecimentos sobre diversos temas e alguns programas do MEC, como  Programa de Escolas em Tempo Integral, Compromisso Nacional- Criança Alfabetizada, Plano Nacional de Educação, dentre outras temáticas que foram  tratadas no fórum. É fato que o evento foi um grande intercâmbio de saberes em prol de uma  educação pública municipal cada vez mais forte e eficaz.