ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO CELEBROU O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Data de Publicação: 25/11/2023

Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes quilombolas que teve grande importância na resistência ao sistema escravista no Brasil.

Neste dia de hoje (24), a escola socializou para as demais turmas e familiares o Colóquio: Letras Negras, com o tema: A diferença nos enriquece, o respeito nos une. A temática foi trabalhada durante toda a semana nas turmas de Infantil I e II, 1º e 2º ano pelas professoras das turmas e orientada pelas coordenadoras Nara e Lucimeire.

A ação tem como objetivo promover uma reflexão contra o preconceito, injustiças, desigualdade e intolerância racial. Valorizar e respeitar os processos históricos de resistência negra.

No contexto da educação a relevância desta data ganha ainda mais destaque como um poderoso instrumento pedagógico para introduzir conceitos de igualdade, diversidade e respeito desde a infância. Durante a semana foram apresentadas de forma lúdica as riquezas culturais através da arte, da literatura, da contação de histórias, da música, das danças, vestimentas, entre outros.

A Diretora Rafaela destacou a importância de trabalhar a temática na escola: “A diversidade está presente nas salas de aulas do Brasil e do mundo e na nossa escola não é diferente. A Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro trabalhou a temática sobre a Consciência Negra destacando o respeito às diferenças, pois entre as principais riquezas da humanidade está a diversidade entre os povos. Diferenças de culturas, raça e crença tornam o mundo mais interessante e repleto de aprendizagens. Finalizou parabenizando a todos os alunos e professoras pelas belas apresentações e pelo apoio das famílias presentes”.

Apoio: SEMED.

APRESENTAÇÕES:

Infantil I – Apresentação da música: Samba Lelê.

Infantil II – Apresentação de dança da música: Canto para o Senegal.

1º ano: Apresentação de dança da música: Olhos coloridos.

2º ano: Dramatização: Os mil cabelos de Ritinha e Desfile: Personalidades Afro-brasileiras.

Participação dos alunos do 4º ano – Apresentação de dança da música: Ninguém é igual a ninguém.