ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL REALIZA O EVENTO ARTE NA PRAÇA.

Data de Publicação: 26/02/2023

O evento é uma adaptação do Projeto poesia na Feira, da professora Erineide Lima e foi organizado pela Coordenadora Pedagógica, Lueny Sério, alunos, e professores do PROGRAMA SABER MAIS e contou com a parceria da Gestora, Coordenadoras Pedagógicas, Clenilda e Eridan, auxiliares, Elivânia e Fábio.

Levar a escola à praça, mostrar à comunidade as ações desenvolvidas no chão  da  escola, oferecer momentos de interação entre escola e comunidade, vivenciar momentos ricos de trocas entre alunos e as pessoas que ocupam o espaço da praça,  dar visibilidade aos artistas CEM, publicizar  as criações artísticas dos alunos da escola estão entre os objetivos da ação ARTE NA PRAÇA.

O espaço da praça do Abrigo foi ocupado pela Escola Centro de Educação Municipal-CEM e transformado numa rica  galeria de arte a céu aberto, com exposições de pinturas e poemas dos alunos da escola, apresentações teatrais, músicas, recitação de poemas, apresentações dos flautistas CEM,  leitura de textos literários e falas de pessoas da comunidade e da Equipe SEMED.

A professora Terezinha Sousa (Teresinha de Neco), da equipe SEMED, parabenizou a escola, falou da importância da escola se posicionar e agir como transformadora de realidades, da importância desse elo entre escola e comunidade como ponto fundamental para que a desejada transformação aconteça. Confirmando a ideia de que a escola precisa ir às praças.

Membros da comunidade pediram que a escola estivesse mais vezes na praça. E foi possível ouvir entre idosos que assistiam as apresentações que a “praça estava mais bonita” acrescentando que estava assistindo a “aulas e festa”.

Pais acompanharam seus filhos e participaram de forma ativa e festiva das atividades desenvolvidas por eles.

Alunos do último ano do Ensino Fundamental, aproveitaram a ocasião para organizar uma barraca com venda de alimento, na intenção de arrecadar fundos para aula da saudade e viagem no final do ano. E desta forma o evento alimentou corpo e espírito das pessoas que participaram do ARTE NA PRAÇA.

O evento já é parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e deve acontecer uma vez por bimestre, ocupando as praças da cidade, contribuindo com a ampliação do repertório cultural dos alunos e da comunidade, mantendo uma relação mais viva e alegre entre escola, família e comunidade em geral.