DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO; VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES.

Data de Publicação: 04/04/2024

Em Simões-PI, o evento ocorreu no dia 02 de abril de 2024, na quadra de esportes João Paulino de Assunção, onde aconteceram palestras, depoimentos, interação, brincadeiras, dança, maquiagem, manicure, tornando o momento muito agradável para todos.

Estiveram presentes para prestigiar o evento Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, Magno Dantas – Chefe de gabinete, Vereador Luciano César, Vereador Francisco Ângelo, equipes das secretarias e pais ou responsáveis.

ISAMÁRIA DANTAS – 1ª DAMA E SEC. DE SAÚDE.

O transtorno do espectro autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

É um problema do desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, não é uma doença é uma deficiência.

Sobre o acolhimento, as secretarias municipais, tem buscado cada vez mais melhorar a rede de assistência buscando capacitações, conhecimentos e serviços.

O nosso município tem um projeto vínculo, com parceria entre as secretarias, que desde de 2022, tem realizado ações com pessoas com TEA e pais ou responsáveis.

Hoje em Simões, temos a média de 60 crianças e adolescentes com diagnóstico e outros aguardando.

02 DE ABRIL

Dia 02 de abril, é uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.

Entender melhor o autismo é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características variáveis. Dentre elas, podemos citar a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos.

Portanto é necessário que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena.