1º ENCONTR0 DA DIVERSIDADE; DIFERENÇA E SEMELHANÇAS QUE NOS UNEM.

Data de Publicação: 14/12/2023

O conceito de inclusão refere-se ao ato ou processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças individuais, características ou origens, sejam valorizadas, respeitadas e tenham acesso igualitário a oportunidades, recursos e participação na sociedade.

A inclusão é baseada no princípio de que todos os indivíduos tem direito fundamental de serem reconhecidos como membros iguais da comunidade e de participarem ativamente em todas as esferas da vida, seja na educação, no trabalho, na cultura, na política, na tecnologia, dentre outros.

Essencialmente, a inclusão promove a ideia de que todas as pessoas devem ser tratadas com equidade e justiça, independentemente de suas capacidades físicas, origens étnicas, orientações sexuais, género, idade, religião ou qualquer outra característica pessoal.

O objetivo é criar ambientes e sistemas sociais, educacionais e profissionais que sejam abertos, acolhedores e acessíveis a todos, onde cada indivíduo possa desfrutar de oportunidades iguais de desenvolvimento pessoal e participação ativa na sociedade

A inclusão não se limita apenas à aceitação passiva da diversidade, mas envolve ações e esforços deliberados para eliminar barreiras, preconceitos e discriminações que possam marginalizar ou excluir certos grupos de pessoas. A busca pela inclusão é uma jornada contínua que requer a colaboração de indivíduos, comunidades, organizações e governos, trabalhando juntos para criar um mundo mais justo, respeitoso e solidário, onde a diversidade é celebrada como riqueza essencial para o progresso humano.

Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, falou para o público que o município de Simões-PI, foi contemplado pelo ministério da saúde com o CER-II(centro especializado em reabilitação). Reabilitação física e cognitiva.

Disse também que em breve estará se pronunciando sobre o assunto para maior conhecimento da população.

Estiveram presentes para prestigiar o evento Isamária Dantas – Sec. de educação, Rúbia Moura – Sec. de assistência social, Magno Dantas – Chefe de gabinete, Vereador Amâncio Lopes, Ana Gardênia – Sec. de Cultura, Pastor Florisval e Sr. Netinho – Técnico de controle interno da Prefeitura.

O evento foi conduzido  pelo cerimonialista  Professor Vanuccy.