Notícias

13º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Data de Publicação: 06/07/2023

A prefeitura municipal de Simões, juntamente com a secretaria municipal de assistência social e o conselho municipal de assistência social realizaram nesse dia 05/07 a 13º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Em conformidade com a lei orgânica da assistência social (LOAS), e a norma operacional básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) que preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da política de assistência social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do sistema único de assistência Social, convocou a referida Conferência que,  esse ano busca olhar as pessoas de uma forma mais humana, com o tema: "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos"  na qual será debatido cinco (05) eixos.

Eixo 1. Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 - Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 - Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

a presidente do CMAS - Maria do Perpétuo Socorro Sousa Alves, fez a Leitura e do Regimente Interno da Conferência, tendo a aprovação de todos na conferência.

Em seguida, todos assistiram a uma apresentação de dança desenvolvida pelo o "Grupo Vivendo Mais e Melhor" - coordenado por Melanía, Marclene e Graças Velosos e acompanhados pelas técnicas Ednalva Arcanja (assistente social) e Julita (psicóloga) o mesmo faz parte do SCFV que tem com Coordenador Natanael Agdo.

Em seguida a apresentação foi da conferencista: Márcia Camilo que é Assistente social, professora do curso de Assistência Social da Faculdade R.Sá, especialista em saúde pública e políticas sociais e em sistemas sócio-político. Experiência em Política Pública da Assistência Social. Onde explicou o que O SUAS é a forma de estruturação e de organização da Política de Assistência Social no território brasileiro. Articulando serviços, programas, projetos e benefícios ofertados e organizados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios para oferta e garantia de Proteção Social, Vigilância Socioassistencial e Defesa de Direitos.

O evento ocorreu no dia 05 de julho de 2023 no auditório municipal Eridalva Arcanja, onde foram discutidas as questões relativas às políticas de assistência social.

No final foram eleitos os delegados:

Representando instituição governamental

Nadja - titular

Sara - suplente

Representando Instituição não governamental

Hugo Júnior - titular  

Dalva - suplente

Representando os usuários de algum programa social 

Suzana - titular

Niquele - suplente 

http://simoes.pi.gov.br/simoes/portalnoticias/galeria/370/appm



PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES

CNPJ: 06.553.853/0001-37

  • RUA JOÃO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64585-000 - SIMÕES/PI
  • Telefone: (89) 3456-1434
  • E-mail: prefeito@simoes.pi.gov.br