SIMÕES-PI | ENTREGUE A CASA DE FARINHA DA SERRA DA PALMA COM APOIO DA PREFEITURA

Agricultura - 30 de Novembro de 2018 - 13:06:41

O  BNDS, Ziatech, Cúbico, Ventos de São Tito Holding S/A, entregaram a casa de farinha para a APEPRUSPAS (associação de pequenos produtores rurais da Serra da Palma-Simões), que tem como presidente o Sr. José Bezerra da Silva (Zé de Aluz).  Todo projeto contou com o apoio da prefeitura municipal de Simões-PI.

O Sr. Zé de Aluz,  conduziu todas as autoridades para conhecerem o interior da casa de farinha ao tempo em que explicou todo funcionamento e  produção.
O Sr. Zé de Aluz, falou que a base da sobrevivência é a mandioca, apesar de se plantar outras culturas como milho, caju, etc. Falou que em 2012 ficaram sem associação, mas havia um pequeno capital de giro que foi utilizado para pagar  encargos da associação, deixando a mesma atualizada. A partir de 2016, a engenheira ambiental, Nicole, trouxe o projeto e  em 2017 foi dado andamento no  padrão BNDS. Em seguida foi feita análise de solo para saber se o terreno suportava a estrutura. O Sr. Zé de Aluz, mandou toda documentação exigida e logo em seguida iniciou-se a construção, equipagem e   implementação do projeto.

O projeto hoje finalizado e entregue tem apoio da prefeitura de Simões-PI, BNDS, Cúbico, Ziatech, ministério do planejamento, desenvolvimento e gestão.
José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) – prefeito municipal de Simões-PI, agradeceu a todas as empresas envolvidas, disse que as mesmas estão cuidando muito bem dos empreendimentos no município. Zé Wlisses, falou que era um sonho de todos da associação da Serra da Palma, a construção da casa de farinha.

Zé Wlisses,  agradeceu a Deus pelos ventos maravilhosos que sopram no município de Simões e que trazem desenvolvimento, pois este empreendimento é fruto dos ventos, momento que se referia ao sistema eólica instalado no município.

Zé Wlisses, disse também que este é um projeto social que vai trazer grandes benefícios para a associação, para os produtores e para toda comunidade e que hoje é um dia de agradecer a todos pelos investimentos maravilhosos  que Simões recebe de braços abertos, pois isto é crescimento e os implementos vem a  melhorar a vida das comunidades.

Juliana Cipriano – Gerente da área de gestão pública  do BNDS – Falou que o banco desde de 2009 criou este linha de investimento social e que quando a empresa chegasse com um projeto grande, seria aplicado na comunidade, para que a mesma se sentisse pertencente ao projeto.
Juliana, falou que o BNDS trabalha com projetos que tenham impacto na comunidade, como este da casa de farinha que vai abranger muita gente. Disse que tudo só foi possível com apoio da prefeitura, do BNDS, das empresas, da associação e dos agricultores. Este é um exemplo de projeto de grande impacto social, finalizou.

Estiveram presentes no evento:
- O prefeito Zé Wlisses e  Isámaria Dantas - 1ª dama e secretária de saúde
- Claudeir Feitosa – Vice-prefeita de Simões.
- O vereadores Joaquim Honório (Ademir), Pedro Custódio, Luciano César, Elismar Cordeiro ( Erismar), José Aparecido de Moraes ( Zezé Moraes) e Amâncio Lopes.
- Edilberto Abdias –secretário de administração de Simões-PI
- Iris Elaine – secretária de educação de Simões-PI
- Charles Martins – secretário de meio ambiente de Simões-PI
- Wagner Modesto e Ronaldo Lima – Coord. de esportes de Simões-PI
- Terezinha Carvalho – Departamento de cultura
- Dr. João marcos – diretor do HMZB
- Cícero José (Cicinho) Diretor de transportes
- Igor Dantas – assessor
- Jocimar Gomes – empresário
- Zé de Aluz – presidente da associação e demais membros.
Do BNDS – Juliana Cipriano – Gerente e Cristiane Garcêz – economista
- Grace Nishimura -  Advogada  da Cúbico
- Vitor Cavalcante – diretor da Ziatech
- Thiago Rios – Engenheiro Ziatech
-Wesley Menezes – Gerente Ziatech
- Nicole Tavares – eng. Ambiental Ziatech.

Clique abaixo e veja mais fotos