Notícia

Postado em 18 de Maio de 2017 às 20:56 Autor: prefeitura municipal de Simões-PI Fonte: Prefeitura municipal de Simões-PI

18 DE MAIO EM SIMÕES-PI - 2017

Hoje 18 de maio, dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime bárbaro ocorrido em 1973, quando a menina Aracelli, de apenas oito anos  foi raptada, drogada, violentada e morta, tendo o corpo carbonizado por jovens de classe média alta.

As consequências são físicas e psicológicas e vítimas podem ter cicatrizes, contrair doenças e ficar sensibilizada ao toque. No aspecto psicológico pode gerar a desconfiança com as demais pessoas, dificuldade em estabelecer relacionamentos, inabilidade nas relações interpessoais, dentre outros problemas.

É possível que a vítima consiga superar o dano e viver de forma saudável, mesmo que as memórias continuem. Com o acompanhamento devido a vida pode dar um novo significado a sua vida, construindo novos vínculos, podendo relaciona-se com outras pessoas de maneira satisfatória.

José Wilson de carvalho ( ZÉ Wlisses ) prefeito municipal de Simões-PI, disse ao público presente que o dia 18 de maio têm sua grande importância para a proteção das crianças adolescente, para que as famílias tenham uma vida tranquila, mas não só hoje e sim  proteger todos os dias e incentivar ir a escola  e aconselhar os nossos filhos.

A secretária da assistência social, Claudicéia Feitosa, falou que o evento não é pra festejar, mas  para chamar a atenção de toda sociedade para  problema grave que afeta as crianças e adolescente.  Disse também que os serviços sociais do município trabalham com  objetivo de dar as crianças o acesso a uma   vida saudável. Falou também a secretária Claudicéia que no município tem um histórico elevado de denúncias que são feitas através do conselho tutelar e CRAS.  De 2016 até hoje tivemos o registro de 05 casos, para Simões, este é um dado muito grave, ao tempo em que muitos casos não são notificados muitas vezes por vergonha da criança. As denúncias são encaminhadas para o ministério público.

Tivemos uma belíssima palestra com o coordenador da empresa consultoria e assessoria Vision , Lúcio Flávio, que falou muito bem ao fazer uma ampla explanação sobre a exploração sexual infantl.

O evento aconteceu na Praça Antônio Lopes e contou com crianças e adolescentes das escolas.

Comentários »